:: FAQ ::
Diminuir tamanho da fonte Aumentar tamanho da fonte Impressão do conteúdo somente com fundo branco Enviar esta página por email Cor da fonte branca com fundo preto Cor da fonte preta com fundo branco

Veja as perguntas mais frequentes sobre o VESTIBULAR/2014 do CEFET-MG. Caso sua dúvida não seja sanada pelas respostas abaixo, envie sua pergunta para o email imprensa@div.cefetmg.br ou como através de nossa página no Facebook.

1. Como me inscrever?
Entre no site www.copeve.cefetmg.br e acesse o link de inscrição, à direita.

2. O que cai nas provas?
O conteúdo das provas também está em www.copeve.cefetmg.br, no link Manual do Aluno, à esquerda da tela.

3. Que dia serão as provas?
As provas do vestibular para o curso superior acontecem dias 23 e 24 de novembro de 2013. A prova dos cursos técnicos este ano acontecerá no dia 10 de novembro.

4. Tenho de levar que documentos no dia da prova?  
Leve o RG (carteira de identidade) com foto recente e o comprovante da inscrição.

5. Não tenho RG, no dia da prova posso levar o do meu pai?
Não. Somente é valido o seu RG.

6. O que é edital?
Edital é a publicação que torna pública e oficializa as regras e condições de realização do Vestibular. É lá que estarão todas as informações necessárias para o candidato se 
inscrever. Jamais se deve fazer qualquer concurso sem ler o edital. Você pode conferir o edital do Vestibular no site da Copeve: www.copeve.cefetmg.br.

7. O que é Copeve?
É a Comissão Permanente do Vestibular. A comissão que organiza o concurso.

8. Quando vou receber o comprovante da inscrição?
Depois que pagar a taxa de inscrição. Geralmente a Copeve divulga uma data a partir de quando os comprovantes estarão disponíveis.

9. Ainda posso pedir isenção da taxa de inscrição?
Infelizmente não, o período já passou.

10. De quanto é a taxa?
São 50 reais para os cursos técnicos e 90 reais para os cursos superiores.

11. Onde vou fazer a prova?
Depois de terminar as inscrições, a Copeve fará distribuição dos inscritos pelos locais de prova, respeitando a proximidade do endereço do aluno com o local onde haverá o vestibular.

12. Posso me inscrever para uma cidade e fazer a prova em outra?
Não é possível para o curso técnico. Para o curso superior é possível.

13. Posso mudar a opção de curso depois de feita a inscrição?
Somente se não tiver pago a taxa. Caso contrário, terá de se inscrever novamente e pagar nova taxa.

14. Posso mudar de curso depois de entrar no CEFET-MG?
Se for curso técnico, não. Se for curso superior, você pode fazer prova de reopção. Os editais são divulgados anualmente.

15. O que é curso Integrado?
É como se chamam os cursos técnicos diurnos, em que o aluno vê o conteúdo da educação básica juntamente com as disciplinas técnicas.

16. O que são cursos subsequentes e concomitantes?
Concomitância Externa - Noturno. O aluno vê apenas as disciplinas ténicas, enquanto faz o ensino médio em outra escola. Dura 2 anos mais estágio, que pode ser feito a partir do 2º Ano de curso.
Subsequência - Noturno. O aluno vê apenas as disciplinas ténicas e já tem de ter concluído o ensino médio em outra escola. Dura 2 anos mais estágio, que pode ser feito a partir do 2º Ano de curso.

17. O Cefet-MG cobra mensalidade?
Não. O Cefet-MG é uma escola pública da rede federal.

18. O CEFET-MG oferece bolsas?
Sim. Há várias modalidades de bolsas baseadas em critérios socioeconômicos do aluno.

19. O CEFET-MG oferece moradia estudantil?
Não.

20. O CEFET-MG oferece almoço?
Sim, almoço e jantar. A taxa por refeição é de R$ 1,00 (um real).

21. O CEFET-MG oferece transporte do centro para o câmpus?
Não.

22. O que é Câmpus?
Câmpus é como as escolas federais chamam as suas unidades.

23. Onde fica o CEFET-MG em Divinópolis?
Fica na Rua Álvares de Azevedo, 400, no Bela Vista. No penúltimo ponto do ônibus Bela Vista-INESP/CEFET (02 ou 02A).

24. O CEFET-MG aceita o Enem?
Sim, é possível se candidatar a vagas nos cursos de graduação através do Sisu. A Copeve 
divulga as regras no site www.copeve.cefetmg.br.

25. Qual a relação de candidatos por vaga no CEFET-MG de Divinópolis?
Varia de ano a ano. Essa informação está no site www.copeve.cefetmg.br.

26. Onde estão as provas dos vestibulares anteriores?
No site www.copeve.cefetmg.br.

27. Quais os cursos oferecidos pelo CEFET-MG em Divinópolis?
O Cefet-MG em Divinópolis oferece três cursos técnicos e um curso superior.

- CURSOS TÉCNICOS
 
ELETROMECÂNICA
O Técnico em Eletromecânica é um profissional de nível médio legalmente habilitado para atuar em empresas e entidades nas áreas de automação, refrigeração, informática, projeto, produção e, em especial, na manutenção de máquinas, equipamentos e instalações eletromecânicas. O curso de Eletromecânica se enquadra na nova tendência de técnico demandada pelo mercado de trabalho, que é a de um técnico generalista, tendo condição de atuar eficazmente em diversos campos de conhecimentos e aplicações tecnológicas. Trata-se de um profissional versátil, capaz de programar e executar manutenção em eletromecânica, liderar equipe de manutenção, otimizar os sistemas eletromecânicos, programar e executar manutenção preventiva e corretiva.

PRODUÇÃO DE MODA
O Técnico em Produção de Moda é um profissional formado para trabalhar na área de criação e produção na indústria de confecção do vestuário. Além disso, o profissional formado pelo CEFET-MG está apto a atuar também na prestação de serviços como autônomo. Isso porque o curso de Produção de Moda habilita o estudante a pesquisar e interpretar estilos de projetos de design, visando a definir o modelo adequado aos diferentes mercados e ao público-alvo das empresas.

INFORMÁTICA
O Técnico em Informática elabora sistemas de informação envolvendo todo o ciclo de desenvolvimento de software, em todas as suas fases, desde o levantamento de requisitos, especificação de projeto até o desenvolvimento, implantação e manutenção. O profissional utiliza ferramentas de modelagem e desenvolvimento de sistemas preferencialmente de uso livre e gratuito, para construir soluções que auxiliam o processo de criação de interfaces e aplicativos. Além disso, o Técnico em Informática está apto a desenvolver a manutenção e dar suporte a sistemas.

Esses cursos existem em três modalidades:

Integrado – Diurno. Com aulas das 7h até as 17h30. O aluno vê o conteúdo do ensino médio - Física, Química, Português, entre outras, juntamente com as disciplinas técnicas. Duração de 3 anos mais estágio, que pode ser feito a partir do 2º Ano de curso.

Concomitância Externa - Noturno. O aluno vê apenas as disciplinas técnicas, enquanto faz o ensino médio em outra escola. Duração de 2 anos mais estágio, que pode ser feito a partir do 2º Ano de curso.

Subsequente - Noturno. O aluno vê apenas as disciplinas técnicas e já tem de ter concluído o ensino médio em outra escola. Duração de 2 anos mais estágio, que pode ser feito a partir do 2º Ano de curso.

- CURSO SUPERIOR

ENGENHARIA MECATRÔNICA

O Curso - A Engenharia Mecatrônica integra as áreas de Mecânica, Eletrônica, Controle e Computação, buscando a aplicação de tecnologias de ponta em processos industriais e em produtos mecânicos/eletromecânicos. Isso é feito tanto para novos processos e produtos, quanto para a melhoria daqueles existentes. São exemplos de sistemas mecatrônicos: robôs, veículos autoguiados, máquinas controladas por computador, linhas de produção automatizadas.

Área de Atuação - O Engenheiro formado em Mecatrônica atua na elaboração e manutenção de produtos que envolvam conceitos das engenharias Mecânica, Eletrônica e Computação. Não se trata de uma simples combinação de assuntos, mas de uma abordagem sistemática unificada para o projeto e manufatura dos produtos, sistemas e processos.

Mercado de Trabalho - O mercado de trabalho para o Engenheiro formado no curso de Engenharia Mecatrônica é amplo. Esse profissional é requisitado em diferentes setores, pois possui competências para atuar em áreas das Engenharias Mecânica e Eletrônica, bem como em áreas específicas que exijam conhecimentos dessas duas engenharias. Por isso, diversas indústrias, como a automobilística, de aviação, petroquímica, de máquinas e 
equipamentos, de transformação de materiais contratam esse profissional para desenvolver projetos de automação e robótica.

28. O CEFET-MG é uma escola federal?
Sim.

29. Posso fazer a inscrição pessoalmente no CEFET-MG?
Não. A inscrição só pode ser feita pelo site www.copeve.cefetmg.br.

30. O CEFET-MG tem entrada de aluno do meio do ano?
O CEFET-MG de Divinópolis só tem entradas de alunos no primeiro semestre.

31. Posso fazer só o conteúdo do Curso Técnico?
Sim, se você já tiver o ensino médio concluído ou o esteja fazendo em outra escola. Nesses casos, você optará na hora da inscrição pelo curso Subsequente (caso já tenha concluído o ensino médio) ou Concomitante (caso ainda o faça em outra escola).

32. O CEFET-MG de Divinópolis vai oferecer novos cursos a partir do ano que vem?
Não.

33. As provas para o ensino técnico subsequente serão em qual horário?
As provas para os Cursos Técnicos acontecem no domingo as 14h30. Para o Ensino Superior as provas realizam-se no sábado e no domingo as 14h30.

34. Quais livros cairão na prova do Processo Seletivo 2014 para os cursos técnicos?
Livro adotado para o Processo Seletivo dos cursos da Educação Profissional Técnica INTEGRADA de Nível Médio para o 1º semestre de 2014.
Título: A mocinha do mercado central
Autor: Stella Maris de Resende
Editora: Globo (2011)

35. Como faço para saber se meu pedido de isenção da taxa de inscrição foi aceito?
Confira no site www.copeve.cefetmg.br, no link ISENÇÃO.

37. Fiz a inscrição e o boleto para pagamento da taxa não foi impresso. O que eu faço?
Se você souber o número de inscrição, imprima a segunda via disponível no site da Copeve. Se não tiver o número, ligue para o CEFET-MG: 031 3319-7171.



Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - Campus V - Divinópolis
Rua Álvares de Azevedo 400 - Bela Vista - Divinópolis - MG - Brasil - CEP 35503-822
Telefone: +55 (37) 3229-1150 - +55 (37) 3229-1180
Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2017
Desenvolvimento: SGI/CEFET-MG