:: Apresentação ::
Diminuir tamanho da fonte Aumentar tamanho da fonte Impressão do conteúdo somente com fundo branco Enviar esta página por email Cor da fonte branca com fundo preto Cor da fonte preta com fundo branco

 

Síntese do PPC do Curso de Engenharia Mecatrônica

O que é Mecatrônica?

Podem ser encontradas várias definições para o conceito de “mecatrônica” por se tratar de um curso em que várias áreas do conhecimento são combinadas. Essas definições, no entanto, apresentam uma clara convergência. A seguir, são apresentadas algumas interpretações vinculadas a instituições de reconhecido valor acadêmico ou industrial.

No sítio eletrônico do curso de Engenharia Mecatrônica da UnB (www.graco.unb.br/) pode ser encontrado: "A palavra mecatrônica vem das palavras mecânica e eletrônica e foi usada pela primeira vez no Japão para descrever uma linha de produtos que envolviam na sua elaboração conceitos de engenharia mecânica, de engenharia eletrônica e de ciência da computação. Não se trata de uma simples combinação de assuntos, mas de uma abordagem sistemática unificada para o projeto e manufatura do produto. Sendo os conhecimentos requeridos para fabricar um produto mecatrônico realmente multidisciplinares”.

Outras definições análogas encontradas (www.engr.colostate.edu/~dga/mechatronics/) são citadas, demonstrando a tendência das definições com relação à atuação conjunta da Mecânica, Eletrônica, Computação e Controle, que constituem a base deste curso:

"Estudo integrado do projeto de sistemas e produtos no qual computação, mecanização, atuadores, sensores e controle são projetados juntos para conseguir melhorar a atuação e a qualidade do produto" Universidade de Washington, EUA.

"Sistemas técnicos operando mecanicamente com relação a pelo menos algumas funções centrais com maior ou menor quantidade de eletrônica dando suporte de maneira decisiva às partes mecânicas", Universidade de Linz, Áustria.

"A mecatrônica diz respeito à mistura de tópicos de engenharia mecânica, eletrônica, de software e de controle numa estrutura unificada que melhora o processo de projeto", Instituto Politécnico da Virgínia, EUA.

"Tecnologia que combina tecnologia mecânica com eletrônica e de controle para formar tanto uma integração funcional quanto uma integração espacial em componentes, módulos, produtos e sistemas" Universidade de Twente, Holanda.

Dentre os cursos de Engenharia atuando na Automação Industrial, dois se destacam por compartilharem um mesmo campo do conhecimento embora com objetivos e enfoques distintos: a Engenharia Mecatrônica e a Engenharia de Controle e Automação. Pode-se pensar a distinção no que diz respeito à atuação do egresso de cada um desses curso como apresentado a seguir.

A Engenharia Mecatrônica

Embora tanto a Engenharia de Controle e Automação quanto a Engenharia Mecatrônica conduzam o egresso a uma atuação voltada para o controle e automação de processos e equipamentos, na primeira a formação é mais generalista no que diz respeito aos processos estudados. Isto é, o foco do curso está nas técnicas de controle, computação e eletrônica, sempre aplicadas a processos e sistemas em geral. Não há, portanto, uma formação aprofundada nos processos. Por outro lado, na Engenharia Mecatrônica a atuação do egresso é voltada – mas não limitada – a processos mecânicos e eletromecânicos. Esses processos estão presentes na maior parte dos processos industriais presentes, por exemplo, na região do centro-oeste mineiro. É importante destacar que um egresso do curso de Engenharia Mecatrônica pode atuar também na automação e no controle de processos biológicos, elétricos, mecânicos, químicos, petroquímicos, econômicos, dentre outros. Nesses casos, o egresso da Engenharia Mecatrônica demandará, na maior parte das vezes, demandará um profissional com formação específica no processo a ser automatizado ou controlado.Portanto, a Engenharia Mecatrônica oferece uma oportunidade para que o estudante se prepare com aprofundamento nos processos mecânicos e eletromecânicos. Assim, pretende-se que o egresso do curso de Engenharia Mecatrônica tenha competências nas áreas de Estruturas e Dinâmica, Materiais e Processos Metal-mecânicos de Fabricação, Termofluidos, e Conversão Eletromecânica da Energia.

Por essas razões, o curso conta com disciplinas nas áreas de Mecânica, Eletrônica, Computação e Controle, para que o Engenheiro Mecatrônico possa ter conhecimento e uma visão unificadora e integradora dos processos. Este tipo de formação dá maior credibilidade ao profissional e proporciona maior respeitabilidade, confiança e capacidade de atuação no mercado profissional.

Clique aqui para visualizar o folder do curso



Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - Campus V - Divinópolis
Rua Álvares de Azevedo 400 - Bela Vista - Divinópolis - MG - Brasil - CEP 35503-822
Telefone: +55 (37) 3229-1150 - +55 (37) 3229-1180
Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2017
Desenvolvimento: SGI/CEFET-MG